-
A chama das velas varia conforme algumas influências e podem ser avaliadas de maneiras semelhantes em diversos grupos ou religiões. De forma sintetizada, podemos dizer que quando uma vela não acende facilmente, o astral do ambiente pode estar poluído ou carregado. Uma chama azulada pode indicar a presença de anjos e fadas. Também são favoráveis as chamas amarelas e vermelha (assim como uma chama brilhante), indicando que a felicidade está próxima ou que seu pedido está sendo realizado, sem obstáculos.Se a chama levanta e abaixa, reflete sua oscilação de pensamento, mente tumultuada, requerendo firmar seu pedido. Uma chama que solta fagulhas no ar pode denotar algum aborrecimento atrelado à concretização do seu pedido. Já uma chama em espiral, exige que você seja sigiloso sobre seus desejos, pois há quem queira atrapalhá-los.
Com uma vela que “chora” muito, há dificuldades na realização de pedidos e indica que você está muito emotivo e sem forças. Se a chama se apaga várias vezes, seria ideal interromper as práticas nesse momento e continuar mais tarde. Chama enfraquecida, requer reforço nas intenções ou pedidos e se ela permanece baixa, denota que você não está bem e precisa elevar seu astral rapidamente.
É sinal de boa sorte quando uma das velas fica mais brilhante que as demais. De forma semelhante, se todas elas estão altas e brilhantes, agradeça pela bênção que está recebendo. Se a vela queima por inteiro, o pedido foi plenamente aceito. Já se a vela termina de queimar mas deixa esparramada a cera no prato, há energias negativas ou obstáculos atrapalhando seus objetivos.
Chamas firmes e que acendem na primeira tentativa também estão atreladas à amor correspondido. Para pessoas que vão casar, a chama dobra de tamanho e às vezes a ponta do pavio é mais brilhante. Numa traição, a chama é fraca, fagulha e/ou desprende fumaça negra, podendo também “chorar” ou se apagar.
Como sinal de doença, a vela “chora”, desprende muita fumaça escura e às vezes espirra fagulhas. Em situações de luto, somado às essas características, a ponta do pavio acumula cera e pode se apagar. Em situações de suicídio, a vela chora e também se apaga. Todas estas características somadas com uma chama em espiral podem indicar tragédia.